Central de vendas: (47) 3653-1193

A ERVA MATE

“A erva-mate é uma árvore dióica, perenifólia, de pequeno porte e conhecida principalmente por ser a fonte da erva de chimarrão, chá mate e tereré, bebidas populares no sul da América Latina e que vem ganhando adeptos em diferentes países como Síria, Japão e Estados Unidos, etc. Ela é característica do bioma “Mata de Araucária”, em altitudes acima de 400 metros. Cresce no sub-bosque e beneficia-se do sombreamento das outras árvores, desenvolvendo nessas condições até 15 metros de altura, enquanto que em condições de cultivo e sob sol pleno raramente ultrapassa sete metros de altura. Apresenta tronco ereto, com diâmetro final de 20 a 50 cm e casca pardo-acinzentada, rugosa e com muitas lenticelas. Suas folhas apresentam disposição alterna e são simples, glabras, pecioladas, coriáceas, obovadas, de cor verde escura e com margens serrilhadas. A erva-mate floresce na primavera e início do verão, despontado inflorescências em feixes corimbóides e axilares, com flores pequenas, simples, brancas, que são polinizadas por insetos. Os frutos que se seguem são bagas globulares, pequenas e vermelhas quando maduras, contendo quatro sementes. Eles são avidamente comidos por passarinhos, principalmente os sabiás, seus principais disseminadores.” (Raquel Patro)

Benefícios

A erva-mate, segundo institutos de pesquisas, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: eliminam os estados depressivos, maior capacidade de resistência à fadiga, sem causar efeitos colaterais. Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar e vigor no organismo, sem acarretar depressões ou qualquer efeito colateral no organismo, como a insônia, palpitações ou agitações nervosas provocadas por outras bebidas similares, permite como bom alimento (natural) que sejam suportadas as fadigas e a fome.

A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele.

Calmante Natural

O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade, tornando-se um calmante natural. A erva mate também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa. É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.

Um alimento quase completo

Vitaminas, sais minerais, proteínas, glicídios e lipídios. Para completar, a cafeína. Talvez você tome algumas cuias de chimarrão todos os dias e nem saiba, mas a Ilex Paraguariensis, nome científico da erva-mate, tem uma composição muito rica.

De manhã um chimarrão vai bem para começar o dia com muita disposição? É claro! O principal destaque na composição da erva-mate é a presença de alcalóides, como a teofilina e a teobromina, mas, especialmente a cafeína.

A bebida é um estimulante para o sistema nervoso central. Assim, naturalmente amplifica o vigor e a capacidade de desenvolver as atividades físicas e mentais. A vantagem é o efeito prolongado desse estimulante, sem que ocorram efeitos colaterais indesejados, como insônia e irritabilidade.

Um chimarrão depois do almoço também dá uma sensação de alívio? Não é por acaso. O consumo da erva contribui para o sistema digestivo. Seus componentes auxiliam na digestão e produzem efeitos anti-reumático, diurético, estimulante e laxante.

Estão entre os compostos da erva-mate os polifenóis, responsáveis por transmitir características como cor e sabor para alimentos e bebidas derivados de plantas. Segundo estudos recentes, os polifenóis têm importante ação antioxidante e são capazes de combater o envelhecimento das células e contribuir para prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares.

Pesquisas também mostram que o hábito de tomar chimarrão pode combater o nível de colesterol. A erva-mate é rica em flavonóides, um grupo de compostos químicos encontrados naturalmente em certas frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes e raízes. Os flavonóides não são considerados vitaminas, mas tem funções nutricionais descritas como modificadores de resposta biológica; a maioria atua como antioxidante.